domingo, 26 de abril de 2009

Meia-calça: como usar esta tendência ?


Primeiramente, gostaria de me desculpar pela ausência aqui no blog... Tive alguns contratempos e acabei me afastando da prática... Mas agora, tudo volta ao normal.


Queridas e queridos, hoje vou falar sobre uma das tendências mais fortes desse inverno: a MEIA-CALÇA.



"A meia-calça apareceu na Mesopotâmia, há mais de dois mil anos. No início, ela era uma peça exclusivamente masculina, feita de lã ou algodão, com uma costura na parte de trás, utilizada pelos soldados para se protegerem do frio no inverno e facilitar a montaria. Já no século XIV, foi instrumento de ostentação entre os nobres, que utilizavam o acessório para se diferenciarem hierarquicamente, por meio de bordados ricos e materiais finos. Em 1520, Isabella de Castilla, que financiou a expedição de Colombo à América, usou a meia-calça como acessório de montaria, causando um grande escândalo. Por ser uma peça justa, era considerada indecente. As mulheres só podiam vesti-la no inverno e ela nunca deveria aparecer.Durante o reinado da imperatriz Catarina da Rússia, em 1762, as meias eram como armas de sedução, para valorizar seus dotes físicos. Foi por volta de 1780 que a malha se tornou mais fina e transformou-se em um artigo verdadeiramente feminino. A matéria-prima utilizada era a seda, no entanto, a produção do acessório começou a ficar demasiadamente cara. Durante a Primeira Guerra, com a escassez do material, as mulheres pintavam um risco na parte de trás das pernas, simulando o uso do acessório. Foi só em 1937 que W.H. Carothers registrou o fio de náilon, e a partir daí a peça passou a ser fabricada com o material sintético, popularizando-se de vez entre as mulheres." *


Hoje, a meia-calça é apresentada para nós em diferentes texturas e estampas além de ser responsável pela formação de diferentes estilos. Com certeza, a variedade de meias-calça existente no mercado hoje também faz parte da democratização da moda, que tanto falamos.Ou seja, tem para todos os gostos !



Em diferentes cores, em diferentes estampas, as meias-calças vão ser peças essenciais aos looks de inverno. As meias servem para alongar e afinar a silhueta, como também para dar volume a pernas finas. Confiram as dicas que separei e atentem aos excessos que devemos evitar.



Dica 1: abuse das cores vivas nesse inverno. Você vai encontrar meias nas cores: vermelha, beringela, vinho, rosa e outras mais. Se optar pelas meias coloridas, busquem roupas em tons mais neutros que possam dar o contraste...Por exemplo: Um look de vestido preto com meia vermelha e sapato preto. É o pretinho básico que ganha um ar chique e super moderno com a meia vermelha.

Dica 2: Se for optar pelas meias estampadas, busque sempre uma estampa que vai alongar a sua silhueta. De preferênica, use a meia com um sapato de salto alto.


Dica 3: Os fios mais grossos (fio 60 em diante) são os fios da estação. A idéia das meias nos looks desse inverno é fazer com que tão somente elas façam parte do look, como sirvam para nos aquecer. As meias de fio 40, são mais leves e deixam passar alguma transparência...


Dica 4: Quanto mais grossa for a meia, mais pesado deverá ser o sapato. Pode ser uma bota, um peep toe ou os sapatos abotinados que estão super em alta.



Dica 5: Meias estampadas ou texturizadas devem ser usadas em composição com roupas lisas ou menos coloridas. O ideal é deixarmos somente uma parte do corpo em evidência.


Dica 6: Meias finas estão em baixa... Elas não combinam com os sapatos "pesados" da estação. Se você é uma executiva que usa calça preta (em alfaiataria) e sapato preto, lembre-se de nunca usar meia cor da pele. Você está liberada para usar a meia fina, porém na mesma cor do sapato, ou seja, na cor preta!

Dica 7: Para as mais moderninhas, usem e abusem do mix "Short + Meia- Calça". Essa combinação dá super certo, principalmente se usado com botas.

Agora que temos um monte de opções de meias, vocês podem brincar um pouco mais na variação de looks.


Em breve, estarei montando alguns looks relacionando o tipo de atividade profissional. Vou incluir alguns lookfs femininos usando as meias da estação. Assim, ficará mais fácil visualizarem as dicas que postei. Aproveitando, se você tem alguma dúvida quanto ao seu visual de trabalho, deixe-a registrada aqui que irei buscar a resposta e já posso até inserí-la neste post sobre "Looks e Tipos de Profissão". See you...





























Um comentário:

  1. adorei as cores manda uma para mim de presente preta com lista branca sou apaixonada por meias sera que fica bom macacão com meia grossa me responda.

    ResponderExcluir