

- Eventos de Moda: hoje são mais de 80 eventos de moda espalhados pelo Brasil que geram em torno de 300 a 400 empregos nas cidades em que atuam;
- Sofisticação do Consumidor: com a evolução dos sistemas de comunicação, temos um consumidor orientado, muito mais, pela estética, pela arte e pelo design. A referência passa a ser o estilo de vida, e não mais o status;
- Polarização do Mercado: hoje o mercado de moda trabalha com os seguintes "personagens": designers de moda, grifes de moda e lojas de moda. Cada vez mais, o gap entre esses "personagens" está diminuindo e o consumidor está enxergando isso.
- Crescimento das Lojas de Departamento: as grandes redes varejistas passam a vender Moda ao invés de commodities, com é o caso da C&A, Renner e Riachuelo.
- Presença de Marcas Globais no mercado brasileiro: como é o caso das marcas Giorgio Armani, Calvin Klein e Diesel. Ou seja, o mercado brasileiro passa a ser referência para o setor.
- Velocidade das Informações;
- Consumidores compram EMOÇÕES: marketing deve estar voltado para esse tipo de sensibilização.
Diante desse cenário, quando falamos em construção de uma marca dentro do varejo de moda, é extremamente importante levarmos em consideração o entendimento de três vértices principais:
- Lucro Social: entender o comportamento do consumidor.
- Lucro Emocional: interagir com o emocional.
- Lucro Financeiro: qual atitude vamos tomar diante dessas informações ? Qual o posicionamento que vai gerir o negócio ?
O mercado da Moda está cada vez mais dinâmico e sendo visto como um negócio, propriamente dito. Um dos melhores exemplos é a formação de grandes grupos com a compra de várias marcas, onde seus estilistas entregam a esses grupos a administração do seu negócio. Como é o caso do grupo In Brands, que reune as marcas Ellus, Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch e todo o grupo Luminosidade (SPFW/Revista Magi/ SPFW Journal). Por falar na In Brands, no último dia 17 de Abril eles firmaram contrato com a Firjan do Rio de Janeiro e serão os responsáveis pelo Fashion Rio já na próxima edição, que vai acontecer em Junho. Outro exemplo é o grupo Marisol que reune as marcas Rosa Chá, Lilica e Tigor, Pakalolo e Estéril.
Dia 15 de Abril: Lula Rodrigues, jornalista e consultor no mercado editorial fashion, colaborador regular do Caderno Ella , de O Globo, e consultor estratégico de Mercado Masculino para O Boticário, nos apresentou o "Preview Moda Masculina verão 2009/2010".
- Nova Alfaiataria: novas propostas para o clássico. Veremos muitos paletós de um botão somente. Ombros estruturadíssimos, porém o caimento do paletó é mais amplo, mais folgado. E muitas sobreposições.
- Navy Chic: o clássico azul marinho, branco e vermelho. O azul (acqua) vai vir muito forte tanto em roupas como em acessórios.
- Oriente: vem aí uma grande influência da cultura indiana, com destaque para uma cartela de cores fortes, principalmente a cor amarelo (remetendo ao ouro, símbolo de riqueza pela cultura indiana).
Quando falamos dos materiais e estampas que compõem as roupas, teremos destaque para:
- Tecidos tecnológicos
- Transparências
- Camisaria (Tecido Plano)
- Seda
- Xadrez, este com uma gramatura menor
- Listras
- Tecidos Amassados
- Linhos
- A volta do tie-dye
Em termos de peças chaves, teremos: - Paletós Desconstruídos
- Pólos
- Coletes
- Tunicas
- Calças Pescador e Saruel
- Bermudas na altura do joelho
- T-shirts com decote em V (profundo), e com decote canoa


ueba leana,
ResponderExcluirthxs pelos elogios e parabéns pelo blog. por favor me cobre a relação de livros. estou pegadex mas te mando. bjs, lula
Le, no próximo desse me avisa com antecedência que eu quero ir com você! E precisamos conversar, né menininha? Bjos mil
ResponderExcluir