quarta-feira, 22 de abril de 2009

XV Fórum de Moda do Paraná




O Fórum de Moda do Paraná é um evento direcionado aos estudantes e profissionais de moda e design que acontece paralelamente ao Crystal Fashion. Coordenado e realizado por Dionéia Mendes, a sua XV edição pôde contar com a presença de ilustres profissionais do ramo, abordando assuntos diversos sobre o mercado da Moda. Tive a oportunidade de participar desse evento e registrei aqui no blog duas participações que falam, respectivamente, sobre Mercado e Tendências de Moda.


Dia 14 de Abril: Luciane Robic abre o evento palestrando sobre: "Dança das Marcas: o espetáculo da nova economia da Moda". Luciane é especialista em Marcas e Varejo de Moda e diretora do IBModa, uma das principais escolas de cursos de MBA em Moda. Em seu estudo, Luciane apresentou as tendências sobre o mercado de moda. Segundo ela, existem sete principais influências sobre esse mercado. São elas:

  1. Eventos de Moda: hoje são mais de 80 eventos de moda espalhados pelo Brasil que geram em torno de 300 a 400 empregos nas cidades em que atuam;
  2. Sofisticação do Consumidor: com a evolução dos sistemas de comunicação, temos um consumidor orientado, muito mais, pela estética, pela arte e pelo design. A referência passa a ser o estilo de vida, e não mais o status;

  3. Polarização do Mercado: hoje o mercado de moda trabalha com os seguintes "personagens": designers de moda, grifes de moda e lojas de moda. Cada vez mais, o gap entre esses "personagens" está diminuindo e o consumidor está enxergando isso.

  4. Crescimento das Lojas de Departamento: as grandes redes varejistas passam a vender Moda ao invés de commodities, com é o caso da C&A, Renner e Riachuelo.

  5. Presença de Marcas Globais no mercado brasileiro: como é o caso das marcas Giorgio Armani, Calvin Klein e Diesel. Ou seja, o mercado brasileiro passa a ser referência para o setor.

  6. Velocidade das Informações;

  7. Consumidores compram EMOÇÕES: marketing deve estar voltado para esse tipo de sensibilização.

Diante desse cenário, quando falamos em construção de uma marca dentro do varejo de moda, é extremamente importante levarmos em consideração o entendimento de três vértices principais:

  • Lucro Social: entender o comportamento do consumidor.
  • Lucro Emocional: interagir com o emocional.
  • Lucro Financeiro: qual atitude vamos tomar diante dessas informações ? Qual o posicionamento que vai gerir o negócio ?


O mercado da Moda está cada vez mais dinâmico e sendo visto como um negócio, propriamente dito. Um dos melhores exemplos é a formação de grandes grupos com a compra de várias marcas, onde seus estilistas entregam a esses grupos a administração do seu negócio. Como é o caso do grupo In Brands, que reune as marcas Ellus, Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch e todo o grupo Luminosidade (SPFW/Revista Magi/ SPFW Journal). Por falar na In Brands, no último dia 17 de Abril eles firmaram contrato com a Firjan do Rio de Janeiro e serão os responsáveis pelo Fashion Rio já na próxima edição, que vai acontecer em Junho. Outro exemplo é o grupo Marisol que reune as marcas Rosa Chá, Lilica e Tigor, Pakalolo e Estéril.

Segundo Luciane, o poder de diferenciação das marcas está atrelado à união de três palavras chaves: produto + tecnologia + entretenimento.


Dia 15 de Abril: Lula Rodrigues, jornalista e consultor no mercado editorial fashion, colaborador regular do Caderno Ella , de O Globo, e consultor estratégico de Mercado Masculino para O Boticário, nos apresentou o "Preview Moda Masculina verão 2009/2010".




As principais tendências para a moda masculina são:

  1. Nova Alfaiataria: novas propostas para o clássico. Veremos muitos paletós de um botão somente. Ombros estruturadíssimos, porém o caimento do paletó é mais amplo, mais folgado. E muitas sobreposições.
  2. Navy Chic: o clássico azul marinho, branco e vermelho. O azul (acqua) vai vir muito forte tanto em roupas como em acessórios.

  3. Oriente: vem aí uma grande influência da cultura indiana, com destaque para uma cartela de cores fortes, principalmente a cor amarelo (remetendo ao ouro, símbolo de riqueza pela cultura indiana).

Quando falamos dos materiais e estampas que compõem as roupas, teremos destaque para:

  • Tecidos tecnológicos
  • Transparências
  • Camisaria (Tecido Plano)

  • Seda

  • Xadrez, este com uma gramatura menor

  • Listras

  • Tecidos Amassados

  • Linhos

  • A volta do tie-dye

    Em termos de peças chaves, teremos:
  • Paletós Desconstruídos


  • Pólos


  • Coletes

  • Tunicas

  • Calças Pescador e Saruel

  • Bermudas na altura do joelho

  • T-shirts com decote em V (profundo), e com decote canoa
Queria agradecer ao Lula Rodrigues pela delicadeza em nosso primeiro contato. Estar presente neste dia e poder ter conhecido esse profissional da Moda foi muito gratificante e inspirador.








Gostaria de parabenizar a Dionéia pela disposição com que vêm, há tantos anos, fazendo este evento. É de profissionais assim que precisamos para divulgar mais e melhor as oportunidades no mercado da Moda. Obrigada, querida, pela sua dedicação, simpatia e profissionalismo.























2 comentários:

  1. ueba leana,
    thxs pelos elogios e parabéns pelo blog. por favor me cobre a relação de livros. estou pegadex mas te mando. bjs, lula

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  2. Le, no próximo desse me avisa com antecedência que eu quero ir com você! E precisamos conversar, né menininha? Bjos mil

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