segunda-feira, 11 de maio de 2009

Marketing em tempos de crise . Crise? Que Crise?





Crise ? Alguém ouviu falar em crise nessa última semana que antecedeu os Dia das Mães, principalmente aqueles que atuam no varejo? Nas minhas idas a shopping e ao centro da cidade nessa semana me mostraram um varejo aquecido em função da proximidade do Dia das Mães.


Pois bem, nem a maior crise pode afetar o segundo melhor evento do calendário varejista. O Dia das Mães só perde em vendas para o Natal e, em especial, o evento desse ano não deixou nada a desejar, mesmo em tempos inseguros como os atuais.


O mercado varejista, seja representado por lojistas, grandes redes e até grandes grupos administradores de Shopping Centers, se muniu de criatividade nesse evento, não só para atrair o cliente como e, principalmente, para SENSIBILIZÁ-LO. Em momentos como esse, oferecer um produto ao cliente, por melhor que ele seja, não é suficiente para fazê-lo comprar em sua loja. É necessário um "quê" a mais... Mas o que isso seria ?


Quando falamos em Mãe, estamos nos referindo a uma MULHER. O símbolo MULHER (e aí não me refiro somente à palavra mas sim à amplitude de significados que essa palavra pode atingir) nos remete a um conjunto variado de elementos, sejam eles afetivos ou materiais. Seguindo essa linha de pensamento, faço a seguinte pergunta: Qual mulher não gosta de MODA ? Qual mulher não curte comprar uma roupa nova, um sapato novo, ficar por dentro das novidades do mundo da moda ?


Aliar MODA com a estratégia de Marketing para esse evento de Dia das Mães foi a grande sacada.


Quem não se sensibilizaria ao entrar em um Shopping e saber que comprando o presente da sua mãe, você pode sair de lá com uma linda echarpe (acessório mais cobiçado do inverno, depois da bota) ou com um lindo colar de pérolas (lembram do post que coloquei falando sobre a forte tendência de pérolas) ?


Pois bem, quando me refiro à pensar estrategicamente no varejo de moda é exatamente isso !



Aqui em Curitiba, o Shopping Mueller (http://www.shoppingmueller.com.br/) foi o responsável pelo grande sucesso dessa campanha que mencionei acima. Eles associaram a venda com o produto MODA e deu super certo.

Para estimular ainda mais a experiência de compra do cliente, a adminsitarção do shopping montou um lounge onde várias produções de moda foram feitas utlizando as echarpes e colares da Campanha de Dia das Mães.


Para assinar essa produção de Moda, o shopping contratou os serviços do renomado produtor de moda Chrystyan Kishida (http://www.chrystyankishida.com.br/). Chrystian convidou estilistas, formados pelo curso do Senai de Curitiba, para assinar as produções. O mais legal nisso tudo é a ambientalização que o Shopping proporcionou aos seus clientes, pois além deles adquirirem as echarpes ainda tinham, ao vivo e a cores, idéias mil de como usá-las.


Participei do lançamento dessa Campanha e fiquei encantada com a qualidade desses novos estilistas !!!


Seguem algumas fotinhos de produções da Campanha do Shopping.





Produção pela estilista Magda Hino. Magda também é designer de bolsas para laptop e vocês podem ter acesso a seu portfólio no endereço www.flickr.com/bolsasmag.















Produção da estilista Karina Taques. Seu contato é karinataques@hotmail.com


Pensar estrategicamente nos dias de hoje é ser, acima de tudo, CRIATIVO !







Nenhum comentário:

Postar um comentário