segunda-feira, 6 de abril de 2009

Misturar Estampas é legal ?



Eu cresci escutando minha mãe dizer que estampa com estampa não combina. Será mesmo ? Será que essa máxima não é coisa do passado ? Eu, particularmente, começo a acreditar que sim. Senão, a cabeça dos estilistas de hoje seria realmente uma incógnita. Afinal, o que mais se vê nas apresentações de coleções hoje em dia é a mistura de tecidos estampados.



Depois de algumas pesquisas, cheguei a conclusão de que para que esse "time" seja realmente vencedor é de extrema importância a escolha não só das estampas, como principalmente dos tamanhos dos grafismos, assim como uma cartela de cores similares.


Uma coisa é certa: misturar estampas pode deixar um look muito elegante, assim como quando mal coordenado, pode fazer do look um desgosto só. Por isso, seguem algumas dicas de como fazer e o que levar em consideração na aposta de mistura de estampas:


1ª dica: busque sempre coordenar estampas maiores com menores, evitando assim o exagero.


2ª dica: a harmonia entre as cores é fundamental. Portanto, busquem cartela de cores semelhantes. Você verá a diferença que isso vai fazer.


3ª dica: a mistura de estampas é melhor aproveitada para a parte do tronco do corpo, ou seja, vale a pena usar de sobreposições entre camisas e retilíneas; tops de malha e casacos; t-shirts e cachecoís, e por aí vai. Evitem a escolha de calças estampadas e blusas estampadas pois a idéia é chamarmos a atenção somente para uma parte do corpo. Optando por esse tipo de visual, você pode acabar ficando "over". Lembrem-se do personagem Agostinho, da grande família. Ninguém merece, né?


4ª dica: Você pode optar por ter estilo sem usar tantas estampas com suas peças de roupas, mas buscando essa harmonia com os acessórios. É isso mesmo: experimentem usar um top com estampa mais homogênea e uma bolsa estampada. Sempre lembrando da regrinha número 1, hein. Além da bolsa, vale aqui a mesma dica para lenços, cachecóis, sapatilhas, caps e boinas.


5ª dica: Para as (os) mais cheinhas (os) diria que se quizerem arriscar e ter um estilo a mais, que sigam a dica 4... Vamos evitar qualquer tipo de exageros, ok?


Selecionei algumas fotos do desfile da grife Do Estilista by Marcelo Sommer que, na minha opnião, foi a grife que melhor mostrou a mistura de estampas no último Fashion Rio. As misturas foram perfeitas, harmoniosas, e demontraram muito, mas muito ESTILO. Dêem uma olhada...




* Fonte Imagens: site www.fashionrio.com.br

3 comentários:

  1. Seu blog está o máximo !! Acho que você já sacou a dinâmica dessa mídia, a linguagem mais adequada. Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!! Tenho, inclusive algumas sugestões para te passar...
    Aliás, preciso da sua consultoria a proxima vez que vier ao Rio!
    Beijos
    Caca

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o máximo estampa com estampa, bem patchwork! Mas dá um medão de errar...

    ResponderExcluir