domingo, 26 de abril de 2009

Meia-calça: como usar esta tendência ?


Primeiramente, gostaria de me desculpar pela ausência aqui no blog... Tive alguns contratempos e acabei me afastando da prática... Mas agora, tudo volta ao normal.


Queridas e queridos, hoje vou falar sobre uma das tendências mais fortes desse inverno: a MEIA-CALÇA.



"A meia-calça apareceu na Mesopotâmia, há mais de dois mil anos. No início, ela era uma peça exclusivamente masculina, feita de lã ou algodão, com uma costura na parte de trás, utilizada pelos soldados para se protegerem do frio no inverno e facilitar a montaria. Já no século XIV, foi instrumento de ostentação entre os nobres, que utilizavam o acessório para se diferenciarem hierarquicamente, por meio de bordados ricos e materiais finos. Em 1520, Isabella de Castilla, que financiou a expedição de Colombo à América, usou a meia-calça como acessório de montaria, causando um grande escândalo. Por ser uma peça justa, era considerada indecente. As mulheres só podiam vesti-la no inverno e ela nunca deveria aparecer.Durante o reinado da imperatriz Catarina da Rússia, em 1762, as meias eram como armas de sedução, para valorizar seus dotes físicos. Foi por volta de 1780 que a malha se tornou mais fina e transformou-se em um artigo verdadeiramente feminino. A matéria-prima utilizada era a seda, no entanto, a produção do acessório começou a ficar demasiadamente cara. Durante a Primeira Guerra, com a escassez do material, as mulheres pintavam um risco na parte de trás das pernas, simulando o uso do acessório. Foi só em 1937 que W.H. Carothers registrou o fio de náilon, e a partir daí a peça passou a ser fabricada com o material sintético, popularizando-se de vez entre as mulheres." *


Hoje, a meia-calça é apresentada para nós em diferentes texturas e estampas além de ser responsável pela formação de diferentes estilos. Com certeza, a variedade de meias-calça existente no mercado hoje também faz parte da democratização da moda, que tanto falamos.Ou seja, tem para todos os gostos !



Em diferentes cores, em diferentes estampas, as meias-calças vão ser peças essenciais aos looks de inverno. As meias servem para alongar e afinar a silhueta, como também para dar volume a pernas finas. Confiram as dicas que separei e atentem aos excessos que devemos evitar.



Dica 1: abuse das cores vivas nesse inverno. Você vai encontrar meias nas cores: vermelha, beringela, vinho, rosa e outras mais. Se optar pelas meias coloridas, busquem roupas em tons mais neutros que possam dar o contraste...Por exemplo: Um look de vestido preto com meia vermelha e sapato preto. É o pretinho básico que ganha um ar chique e super moderno com a meia vermelha.

Dica 2: Se for optar pelas meias estampadas, busque sempre uma estampa que vai alongar a sua silhueta. De preferênica, use a meia com um sapato de salto alto.


Dica 3: Os fios mais grossos (fio 60 em diante) são os fios da estação. A idéia das meias nos looks desse inverno é fazer com que tão somente elas façam parte do look, como sirvam para nos aquecer. As meias de fio 40, são mais leves e deixam passar alguma transparência...


Dica 4: Quanto mais grossa for a meia, mais pesado deverá ser o sapato. Pode ser uma bota, um peep toe ou os sapatos abotinados que estão super em alta.



Dica 5: Meias estampadas ou texturizadas devem ser usadas em composição com roupas lisas ou menos coloridas. O ideal é deixarmos somente uma parte do corpo em evidência.


Dica 6: Meias finas estão em baixa... Elas não combinam com os sapatos "pesados" da estação. Se você é uma executiva que usa calça preta (em alfaiataria) e sapato preto, lembre-se de nunca usar meia cor da pele. Você está liberada para usar a meia fina, porém na mesma cor do sapato, ou seja, na cor preta!

Dica 7: Para as mais moderninhas, usem e abusem do mix "Short + Meia- Calça". Essa combinação dá super certo, principalmente se usado com botas.

Agora que temos um monte de opções de meias, vocês podem brincar um pouco mais na variação de looks.


Em breve, estarei montando alguns looks relacionando o tipo de atividade profissional. Vou incluir alguns lookfs femininos usando as meias da estação. Assim, ficará mais fácil visualizarem as dicas que postei. Aproveitando, se você tem alguma dúvida quanto ao seu visual de trabalho, deixe-a registrada aqui que irei buscar a resposta e já posso até inserí-la neste post sobre "Looks e Tipos de Profissão". See you...





























quarta-feira, 22 de abril de 2009

XV Fórum de Moda do Paraná




O Fórum de Moda do Paraná é um evento direcionado aos estudantes e profissionais de moda e design que acontece paralelamente ao Crystal Fashion. Coordenado e realizado por Dionéia Mendes, a sua XV edição pôde contar com a presença de ilustres profissionais do ramo, abordando assuntos diversos sobre o mercado da Moda. Tive a oportunidade de participar desse evento e registrei aqui no blog duas participações que falam, respectivamente, sobre Mercado e Tendências de Moda.


Dia 14 de Abril: Luciane Robic abre o evento palestrando sobre: "Dança das Marcas: o espetáculo da nova economia da Moda". Luciane é especialista em Marcas e Varejo de Moda e diretora do IBModa, uma das principais escolas de cursos de MBA em Moda. Em seu estudo, Luciane apresentou as tendências sobre o mercado de moda. Segundo ela, existem sete principais influências sobre esse mercado. São elas:

  1. Eventos de Moda: hoje são mais de 80 eventos de moda espalhados pelo Brasil que geram em torno de 300 a 400 empregos nas cidades em que atuam;
  2. Sofisticação do Consumidor: com a evolução dos sistemas de comunicação, temos um consumidor orientado, muito mais, pela estética, pela arte e pelo design. A referência passa a ser o estilo de vida, e não mais o status;

  3. Polarização do Mercado: hoje o mercado de moda trabalha com os seguintes "personagens": designers de moda, grifes de moda e lojas de moda. Cada vez mais, o gap entre esses "personagens" está diminuindo e o consumidor está enxergando isso.

  4. Crescimento das Lojas de Departamento: as grandes redes varejistas passam a vender Moda ao invés de commodities, com é o caso da C&A, Renner e Riachuelo.

  5. Presença de Marcas Globais no mercado brasileiro: como é o caso das marcas Giorgio Armani, Calvin Klein e Diesel. Ou seja, o mercado brasileiro passa a ser referência para o setor.

  6. Velocidade das Informações;

  7. Consumidores compram EMOÇÕES: marketing deve estar voltado para esse tipo de sensibilização.

Diante desse cenário, quando falamos em construção de uma marca dentro do varejo de moda, é extremamente importante levarmos em consideração o entendimento de três vértices principais:

  • Lucro Social: entender o comportamento do consumidor.
  • Lucro Emocional: interagir com o emocional.
  • Lucro Financeiro: qual atitude vamos tomar diante dessas informações ? Qual o posicionamento que vai gerir o negócio ?


O mercado da Moda está cada vez mais dinâmico e sendo visto como um negócio, propriamente dito. Um dos melhores exemplos é a formação de grandes grupos com a compra de várias marcas, onde seus estilistas entregam a esses grupos a administração do seu negócio. Como é o caso do grupo In Brands, que reune as marcas Ellus, Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch e todo o grupo Luminosidade (SPFW/Revista Magi/ SPFW Journal). Por falar na In Brands, no último dia 17 de Abril eles firmaram contrato com a Firjan do Rio de Janeiro e serão os responsáveis pelo Fashion Rio já na próxima edição, que vai acontecer em Junho. Outro exemplo é o grupo Marisol que reune as marcas Rosa Chá, Lilica e Tigor, Pakalolo e Estéril.

Segundo Luciane, o poder de diferenciação das marcas está atrelado à união de três palavras chaves: produto + tecnologia + entretenimento.


Dia 15 de Abril: Lula Rodrigues, jornalista e consultor no mercado editorial fashion, colaborador regular do Caderno Ella , de O Globo, e consultor estratégico de Mercado Masculino para O Boticário, nos apresentou o "Preview Moda Masculina verão 2009/2010".




As principais tendências para a moda masculina são:

  1. Nova Alfaiataria: novas propostas para o clássico. Veremos muitos paletós de um botão somente. Ombros estruturadíssimos, porém o caimento do paletó é mais amplo, mais folgado. E muitas sobreposições.
  2. Navy Chic: o clássico azul marinho, branco e vermelho. O azul (acqua) vai vir muito forte tanto em roupas como em acessórios.

  3. Oriente: vem aí uma grande influência da cultura indiana, com destaque para uma cartela de cores fortes, principalmente a cor amarelo (remetendo ao ouro, símbolo de riqueza pela cultura indiana).

Quando falamos dos materiais e estampas que compõem as roupas, teremos destaque para:

  • Tecidos tecnológicos
  • Transparências
  • Camisaria (Tecido Plano)

  • Seda

  • Xadrez, este com uma gramatura menor

  • Listras

  • Tecidos Amassados

  • Linhos

  • A volta do tie-dye

    Em termos de peças chaves, teremos:
  • Paletós Desconstruídos


  • Pólos


  • Coletes

  • Tunicas

  • Calças Pescador e Saruel

  • Bermudas na altura do joelho

  • T-shirts com decote em V (profundo), e com decote canoa
Queria agradecer ao Lula Rodrigues pela delicadeza em nosso primeiro contato. Estar presente neste dia e poder ter conhecido esse profissional da Moda foi muito gratificante e inspirador.








Gostaria de parabenizar a Dionéia pela disposição com que vêm, há tantos anos, fazendo este evento. É de profissionais assim que precisamos para divulgar mais e melhor as oportunidades no mercado da Moda. Obrigada, querida, pela sua dedicação, simpatia e profissionalismo.























terça-feira, 14 de abril de 2009

Look do Mês !!!



Quando montei o blog, há algumas semanas atrás, registrei em minha agenda não só temas que gostaria de abordar como também links que gostaria de deixar registrado aqui para que vocês, meus leitores, pudessem ter como referência quando o assunto fosse Moda. Pois então, uma dessas ideias é escolher um "Look do Mês", ou seja, um visual no qual eu acredito em que a tradução entre tendência e cotidiano foram realmente "felizes".

O look que escolhi para ser o Primeiro Look do Mês do meu Blog foi o da personagem de Julia Almeida na novela Caminho das Índias.


Nestas fotos selecionadas, quero dar destaque para duas peças que estão sendo constantemente usadas pela personagem e que serão super forte para a meia estação quanto para o inverno propriamente dito.

Uma delas é o colete. O colete é peça a mais no look e pode ser usado de diferentes formas. Se você optar por um colete jeans (como é o caso da foto), ou colete em sarja, malha e até de tricot, você estará escolhendo um look mais despojado, descontraído e, principalmente, um look que vai transmitir muita jovialidade. Já um colete em alfaiataria, por exemplo, pode ser usado com camisas de modo a compôr um look mais social. Escolha aquele que melhor se adequa ao seu estilo. Um colete que fez muiiito sucesso ano passado foi o colete de tricot da Espaço Fashion (http://www.espacofashionbrasil.com.br/): coloridíssimo, ele dava um ar fashion a qualquer visual mais básico... Olhem a fotinho que coloquei no final da matéria e babem... Lindo demais !!!

* Fonte Imagem: http://www.manequim.baril.com.br/


A outra peça que vai dar o que falar nesse inverno, é a bota cowboy. Assim como a bota estilo montaria foi um sucesso no inverno passado, a cowboy vem com tudo, sobretudo na cor caramelo e com recortes e desenhos muito bem aplicados ao couro. Agora não vá achando que por ser bota cowboy você deverá usá-la com uma calça jeans super skinny e com camisas xadrez.... Por favor, NÃOOOOOO!!!


A bota cowboy compõe um visual mais fashion, como looks de vestidos, shorts e calças jeans skinny, porém com blusas de modelagem mais ampla e até t-shirts com coletes. Na Farm (www.farmrio.com.br) você encontra umas saias longas que ficam super bem também com esse tipo de acessório. O visual da Julia Almeida está fofo... Ah, além da bota ela ainda marcou a cintura com uma faixa de couro... Super estiloso...


Portanto, fica aqui o Look do Mês do Blog Estilo, Moda e Mercado. Parabéns produtores da novela Caminho das Indias e parabéns à Julia Almeida.



segunda-feira, 13 de abril de 2009

PÉROLAS: BACK AGAIN !!!



Nossas avós que o digam, mas as pérolas sempre foram retrato de sofisticação, elegância e principalmente, status. Hoje, elas aparecem nas mais variadas formas, desde jóias até bijouterias. E nesse processo de democratização total da moda, qualquer uma pode (e deve) buscar esse acessório para valorizar seu visual. Principalmente, em se tratando de um visual mais refinado.



Desde que a personagem Carrie Brasdshaw do filme Sex and The City apareceu com um mega colar de pérolas em diferentes looks, as fashionistas de plantão correram para vasculhar em suas caixinhas de jóias (ou caixinhas de bijoux) o acessório que, agora, se tornaria tão inseparável.



Independente do look que você quiser usar, o colar de pérolas trará ao visual um 'quê' mais chique e refinado. Desde um estilo clássico com alfaiataria até um mais hippie-chique, as democráticas pérolas reinarão com vigor.







Existem vários tipos de colares de pérolas, desde o estilo gargantilha até aqueles de 2 e 3 voltas. Resta saber qual é o estilo de colar que combina com o seu. Uma coisa é certa: as sobreposições de colares de diferentes tamanhos e com pérolas em diferentes tonalidades está super forte nesta estação.


Para refrescar a memória, seguem fotinhos do estilo de Audrey Hepburn e Jackie Onassis, musas eternas e adeptas total ao uso de pérolas.





Portanto, se quiserem incrementar mais ainda o visual, aposte em um colar de pérolas. Afinal, clássico é clássico, e nunca sai de moda. Mais uma dica que vale o investimento, meninas!



































quarta-feira, 8 de abril de 2009

Carrot Pants: acho que já vi isso no meu armário!

*Na sequência, calça da Uma e look da Shoulder.
* Fonte das fotos: site Uma (www.uma.com.br) e site da Shoulder (www.shoulder.com.br)



Uma das maiores descobertas das Semanas de Moda foram as Carrot Pants, ou se preferir, calças cenoura. Esse tipo de calça se traduz da seguinte forma: calças mais largas na região do quadril, com comprimento mais curto e modelagem mais estreita no tornozelo. Ou seja, segue o formato de uma cenoura (por isso o nome!!!). Depois das calças boyfriend e saruel (já falei dessas aqui no blog, lembram ?), as calças carrot vêem super forte neste inverno e se ajustam a qualquer tipo de ocasião.

O ideal é usar as carrot com sapatos de salto alto, pois como ela dá um certo volume ao corpo, é de extrema importância o alongamento da silhueta. Assim como o uso de tops e casacos mais ajustados ao corpo.




Durante o processo de pesquisa das matérias do blog, me deparei com as Carrot Pants e, lembrei que tinha algo parecido no meu armário. Hoje, ao fuçar minhas roupas, encontrei uma calça jeans que havia comprado na Makenji (loja aqui de Curitiba) e ao vestí-la vi que é exatamente uma calça cenoura!!! Além de super confortável, o melhor de tudo é que é de jeans !!! Portanto, busque já a sua e sinta-se pronta para ficar in total com essa nova tendência.

Vocês também podem encontrar esse tipo de calça na Zara e na C&A.



























terça-feira, 7 de abril de 2009

Big Brother Brasil x Moda




Quem não gosta de dar uma espiadinha ? Ontem à noite, a maioria dos brasileiros assistiram à final do Big Brother Brasil 9, onde o artista plástico MAXimiliano Porto levou a grande bolada de um milhão de reais. Se fôssemos falar no estilo do grande ganhador, poderíamos dizer, com todo louvor, que o cara tem noção de onde pisa. Além de suas marcas registradas, as tatuagens maximize-se e minimize-se, o carioca comprova o estilo que tem com peças que realmente fazem a diferença em qualquer visual mais moderno e fashionista. O cap xadrez, suas camisetas de malhas com estampas alternativas, o visual monocromático e o apelo da gravatinha no look fazem de Max um rapaz antenado com o mundo da Moda.


Para os meninos mais estilosos e que curtem seguir tendências, podem se espelhar a vontade no ganhador do BB9! Parabéns, Max !!!



* Foto tirada do blog:http.://maxbb9.blogspot.com.


segunda-feira, 6 de abril de 2009

Misturar Estampas é legal ?



Eu cresci escutando minha mãe dizer que estampa com estampa não combina. Será mesmo ? Será que essa máxima não é coisa do passado ? Eu, particularmente, começo a acreditar que sim. Senão, a cabeça dos estilistas de hoje seria realmente uma incógnita. Afinal, o que mais se vê nas apresentações de coleções hoje em dia é a mistura de tecidos estampados.



Depois de algumas pesquisas, cheguei a conclusão de que para que esse "time" seja realmente vencedor é de extrema importância a escolha não só das estampas, como principalmente dos tamanhos dos grafismos, assim como uma cartela de cores similares.


Uma coisa é certa: misturar estampas pode deixar um look muito elegante, assim como quando mal coordenado, pode fazer do look um desgosto só. Por isso, seguem algumas dicas de como fazer e o que levar em consideração na aposta de mistura de estampas:


1ª dica: busque sempre coordenar estampas maiores com menores, evitando assim o exagero.


2ª dica: a harmonia entre as cores é fundamental. Portanto, busquem cartela de cores semelhantes. Você verá a diferença que isso vai fazer.


3ª dica: a mistura de estampas é melhor aproveitada para a parte do tronco do corpo, ou seja, vale a pena usar de sobreposições entre camisas e retilíneas; tops de malha e casacos; t-shirts e cachecoís, e por aí vai. Evitem a escolha de calças estampadas e blusas estampadas pois a idéia é chamarmos a atenção somente para uma parte do corpo. Optando por esse tipo de visual, você pode acabar ficando "over". Lembrem-se do personagem Agostinho, da grande família. Ninguém merece, né?


4ª dica: Você pode optar por ter estilo sem usar tantas estampas com suas peças de roupas, mas buscando essa harmonia com os acessórios. É isso mesmo: experimentem usar um top com estampa mais homogênea e uma bolsa estampada. Sempre lembrando da regrinha número 1, hein. Além da bolsa, vale aqui a mesma dica para lenços, cachecóis, sapatilhas, caps e boinas.


5ª dica: Para as (os) mais cheinhas (os) diria que se quizerem arriscar e ter um estilo a mais, que sigam a dica 4... Vamos evitar qualquer tipo de exageros, ok?


Selecionei algumas fotos do desfile da grife Do Estilista by Marcelo Sommer que, na minha opnião, foi a grife que melhor mostrou a mistura de estampas no último Fashion Rio. As misturas foram perfeitas, harmoniosas, e demontraram muito, mas muito ESTILO. Dêem uma olhada...




* Fonte Imagens: site www.fashionrio.com.br

domingo, 5 de abril de 2009

MUST HAVE de Inverno



O termo "must have" é utilizado em todo o meio fashion para se referir aos ítens que toda fashionista TEM QUE TER em seu guarda-roupa, para "ficar in" com as tendências da nova estação. Por isso, como já havia selecionado o tema Tendências de Inverno, resolvi apresentar aqui os "must have" que toda fashionista que se preze não poderá deixar de ter em seu guarda-roupa nesse inverno. Aos meninos que me lêem, em breve neste blog, os MUST HAVE das tendências masculinas. Aguardem...


- Trench Coat: ícone do inverno de agora e de outros carnavais. O trench coat é super versátil e pode ser usado como peça complementar (como o da foto com a atriz americana Katie Holmes), ou somente como um vestido. Podemos achar trench coat em vários tecidos e em diferentes tendências. Se você não tem um, vale o investimento.












- Lenços e Cachecóis: Esses acessórios estão cada vez mais presentes não só nas passarelas como nas ruas e vitrines. A amarração tipo palestina iniciou essa onda no ano passado e, hoje, o que temos é uma evolução das amarrações. Cada uma mais linda e diferente que a outra. Os lenços e cachecóis deixam de ser meros coadjunvantes dos looks e passam a ser peças principais para um visual moderno.-






- Calças "Boyfriend": sabe aquelas peças de roupas que parecem que pegamos do armário de nossos namorados e maridos ? Ou seja, peças com numeração acima do nosso manequim? Pois é... As calças "boyfriend" estão em alta. Podem ser encontradas em jeans, sarja ou até em alfaiataria. Além de representar conforto, elas são referência de muito estilo... De preferência, usem com tops e casacos com modelagens mais ajustadas, principalmente para as meninas de baixa estatura... Ah, um saltinho pode valorizar o look se você quizer fazer um estilo mais chiquezinho... Eu, particularmente, sou adepta TOTAL dessa calça...

sábado, 4 de abril de 2009

YES, WE CAN !!!


Muitos de nós poderíamos achar que entre Política e Estilo não existe absolutamente nada em comum. Porém, no encontro da cúpula da Otan (Organização do Tratado do Altântico Norte) realizada nesta sexta-feira, dia 03 de Abril em Paris, podemos ver que tanto Michelle Obama, primeira-dama americana, quanto Carla Bruni-Sarkozy, primeira-dama francesa, sabem ter estilo e elegância, mesmo que seja no ramo da política. Ambas apareceram com modelitos bem parecidos, porém cada uma com seu estilo. E que estilo ! Enquanto uma preferiu modelo com cor sóbria, a outra escolheu cores fortes e vibrantes. Ambas estavam lindíssimas e muito bem vestidas... Com certeza, estão fazendo juz ao papel de ícones e referências no mundo da moda, a exemplo de Jacqueline kennedy Onassis. Portanto, queridos, "yes, we can" , inclusive no mundo da Moda !!!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Farm em Curitiba !!!


Foi inaugurada nesta quinta-feira,o3 de abril, a primeira loja da Farm em Curitiba. A marca carioca existente há 11 anos se instalou no Shopping Muller com muita autenticidade e digna se ser líder no seu segmento. Com influência folk, as estampas florais imperam na coleção. Pantalonas e saruel se destacam pelo estilo diferenciado e alternativo. Destaque também para mini coletes, em tricot e jeans com aplicações de bordados. Realmente ESTILOSOS. Sem falar na arquitetura da loja, que singulariza todo o estilo moderno e diferenciado da marca. Vale a pena conferir...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tendências Inverno 2009

Depois de um longo tempo pesquisando sobre as tendências para o inverno 2009, resolvi reunir aqui as três principais influências que, na minha opnião, iremos adotar. Esses "Hot Points" de inverno podem ser, tranquilamente, adaptados ao nosso dia a dia, seja você uma executiva ou uma adepta à moda mais casual. Olhem só:


Alfaiataria: retomaremos a alfaiataria, porém com aspecto muito mais elaborado e arquitetônico. Cortes diferenciados no punho e nas golas farão dos blazers peças essenciais para a composição de um look diferenciado. A look ao lado é da Cavendish.














- Moletom: Para as adeptas ao street wear vem aí o moletom, porém de forma muito mais triunfante. A grande apresentação do personagem principal para o inverno veio da grife carioca Osklen, que trabalhou o material, desconstruindo-o e adaptando zíperes e resina para dar um ar mais sofisticado a este tipo de malha. Como é o caso do look ao lado, com a apresentação gloriosa de um moletom resinado... Ultra fashion!!! E o melhor de tudo é que o moletom irá se apresentar em formas variadas: casacos, blazers, saias e até em bolsas.













- Vestidos: Esses irão reinar mais uma vez na estação, porém com destaque para a forma trapézio. Com modelagens mais justas nos comprimentos e grande volume na parte superior, os vestidos trapézio vêem nos mais diferentes tecidos: desde em moletons a seda pura. O look ao lado é da Huis Clos.











* Fonte Fotos: Site www.spfw.com.br