sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Formalidade no Vestuário Masculino

Dizem que casa de santo não faz milagre... Pois é... Concordo plenamente. Mas acredito também que praga de esposa consultora de imagem acontece ( e graças a Deus ela acontece).

Pra quem conhece, meu digníssimo marido não é nada ligado à Imagem, no que diz respeito ao vestuário. Pra ele, seu estilo Natural (e bota natural nisso: segundo ele, preferia andar pelado a vestir algum tipo de roupa!) deve ser totalmente adaptado às ocasiões... O que sabemos que, no caso do vestuário masculino, isso é mais limitado (ou melhor, bem mais).

Meu marido é do tipo aqueles que compram duas roupas do mesmo modelo, só muda a cor. Esse comportamento já traduz a falta de "paciência" que ele tem para comprar roupa... E olha que tem mulher assim também, né. Mas esse não é o problema, afinal, cada um é de um jeito e eu respeito muito isso. O que fica difícil (pra mim) é vê-lo usar somente as mesmas calças, sem aproveitar a variedade do seu guarda-roupa... Pois então, é aí que entra a tal da praga da esposa consultora...

De tanto usar uma determinada calça azul-marinho, essa coitada, chegou a ficar bicolor, com duas cores de azul... Mas ele, fiel à sua escolha, continuava a usar a bendita. E eu, no meu papel de esposa, dava uns toques sobre o tom da calça... O aviso foi se tornando um alerta, o alerta foi se tornando um pedido, o pedido foi se tornando uma tentativa de "imposição"... até que virou uma "praga"...
Essa semana ele chegou pra mim, dizendo que esbarrou em uma quina de mesa e, advinhem? A bendita da calça rasgou !!!! VITÓRIA !!! Agora ele vai ser obrigado a comprar outra calça.

Disse a ele que ia comprar a calça com ele (já com segundas intenções, é claro, para tentar melhorar seu visual). Entramos na Brooksfield ( e nem pense em ir à outra loja, pois a que rasgou era de lá), e durante a compra, tive a certeza de que vocês, homens, precisam de ajuda !!! No bom sentido, é claro! O mundo da moda é muito dinâmico, com muita informação. Por isso, vou dedicar matérias para que vocês consigam saber um pouquinho do BÁSICO , digamos que pra começar o assunto.

É muito importante que para o entendimento inicial, deixemos claro a diferença sobre os níveis de formalidade no vestuário masculino.
Tenho certeza de que se perguntar a vocês sobre qual a vestimenta mais formal no vestuário masculino, vocês irão responder: SMOKING e TERNO, correto?


Correto. Mas e depois do terno? Como saber qual a combinação que devemos fazer em ocasiões mais formais mas nem tanto como um evento social, ou um ambiente de trabalho que exija terno? Vou tentar ajudá-los a, primeiramente, distinguir os níveis de formalidade dentro do vestuário masculino. Saber identificar esses níveis é o passo inicial !

Vamos começar analisando os níveis de formalidade que conseguimos com uma calça jeans, por exemplo. Observem as imagens:




Podemos identificar diferentes níveis de formalidade nas combinações escolhidas.
Identificamos, também, que da esquerda para a direita temos uma ordem descrescente de formalidade, ou seja, do traje mais formal para o menos formal. Analisando cada um, podemos dizer que:
No modelo 1, a presença do blazer liso (provavelmente de lã fria) já dá o ar de formalidade. Mesmo com calça jeans de lavagem escura e uniforme (ou seja, sem desgaste do tecido), a composição com uma camisa, blazer e sapato de couro escuro, deixam esse look o mais formal de todos.
No modelo 2, a camisa e o sapato de couro deixam esse look formal, porém com menos que o primeiro.
No modelo 3, a camisa com listras médias e o sapato de camurça deixa o visual menos formal. Ideal para finais de semana e eventos que NÃO sejam relacionados à trabalho.
No modelo 4, a presença de uma malha (com a calça jeans) é determinante para a informalidade que esse look representa.
No modelo 5, a calça com lavagem desgastada, o sapato de camurça e a camisa com dois bolsos compõem um visual informal.
No modelo 6, temos a composição mais informal de todas: apesar do blazer (o que poderíamos pensar que daria um "quê" de formalidade), não foi o suficiente, pois a camisa de xadrez (ainda mais pra fora da calça) e o tênis fazem dessa escolha a mais despojada de todas.
Fica aqui o ensinamento inicial.
Aguardem na semana que vem... assunto: TIPOS DE TERNOS.
Se tiverem dúvidas, deixem aqui seus comentários. Aproveito para lançar um desafio: mande uma foto de sua escolha de roupa para o TRABALHO. O look completo. Envie para o meu email: leana@leanabraga.com.br que faço análise e encaminho em seguida com os comentários. Ao final de uma semana, postarei aqui o MELHOR visual masculino. Portanto, fiquem atento às dicas.
Ótimo final de semana.
Leana Braga

Um comentário:

  1. Oi.. adorei seu post hj.. adoro homens vestindo jeans, fazendo um tipo casual, mas elegante.. adorei..
    bjs e bom final de semana...

    ResponderExcluir